Educação Infantil

A Educação Infantil constitui, hoje, um segmento importante do sistema educacional do país, reconhecida como a primeira etapa da educação básica.

DSC_1164

A nossa prática educativa se baseia na visão de uma sociedade justa, solidária, ética e sustentável, vislumbrando a existência de um mundo saudável, democrático e plural.

Buscamos uma aprendizagem significativa, partindo dos conhecimentos prévios; trabalhando problemas e questões relevantes para os alunos; despertando a curiosidade, a sua capacidade de argumentar, de trabalhar com operações de pensamento, o espírito investigativo e prazer em aprender.

Nossas atividades terão sempre um caráter lúdico, dinâmico, criativo, desafiador e interdisciplinar. Sabemos da importância da interação social, autonomia e curiosidade. Os conteúdos são vistos como meio e não como fim da aprendizagem.

As aulas serão ministradas de forma criativa, fazendo atividades propostas nos livros ou outras de acordo com a necessidade de cada ano ou conteúdo. Serão ministradas dentro de um contexto no qual a ludicidade valoriza o conhecimento. Trabalharemos mensalmente com projetos diversificados, dentro de diferentes eixos temáticos tais como: projetos de leitura e escrita, lanche natural (trabalhados o ano todo),identidade, autonomia, meio ambiente, ações de sustentabilidade, datas comemorativas.

Porém para que os alunos consigam atingir ou superar suas metas de estudo é necessário que haja um acompanhamento em casa para que as crianças façam suas atividades diariamente evitando assim, o acúmulo de tarefas. No caso de dúvidas, os senhores deverão procurar a coordenação pedagógica.

A nossa proposta pedagógica está fundamentada na seguinte concepção: o desenvolvimento infantil pleno e a aquisição de conhecimentos acontecem simultaneamente. Por isso, caminhamos no sentido de construir, com os alunos, o caminho da autonomia, da cooperação e da responsabilidade.

Assumimos as crianças como indivíduos, respeitando-as e procurando contribuir para sua inserção crítica e criativa na sociedade.

Diretora Pedagógica e Administrativa CPI III: Virgínia Figueredo Viana
Coordenadora Pedagógica – Educação Infantil: Nayara Marinho Braga

HORÁRIO ESCOLAR PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL APÓS O PERÍODO DE ADAPTAÇÃO:

Gostaríamos que os senhores deixassem e pegassem seus filhos na respectiva sala onde a criança estuda nos horários previstos:

MATERNALZINHO

Manhã: Entrada às 7h30min / tolerância de 10 minutos / Saída às 11h40min
Tarde: Entrada às 14h / tolerância de 10 minutos / Saída às 18h

MATERNAL AO JARDIM II

Manhã: Entrada às 7h / tolerância de 10 minutos / Saída às 11h40min
Tarde: Entrada às 13h30min / tolerância de 10 minutos / Saída às 18h

Caso ocorra algum imprevisto quanto à entrada ou à saída da criança, a coordenadora deverá ser avisada com antecedência, para que a permissão de entrada ou a liberação da saída seja feita de forma organizada.

AGENDA PADRONIZADA ADQUIRIDA NA ESCOLA

Este é um dos nossos meios de comunicação. A família deve manter os dados do (a) aluno (a) sempre atualizados, principalmente os telefones de contato. Todas as informações relevantes devem ser registradas na agenda pela professora e pelos pais. A mesma deve ser lida e rubricada diariamente.

FARDAMENTO ESCOLAR

Adquirido na escola e de uso obrigatório.
Meninas: short saia jeans com a logomarca da escola. Sandália ortopédica preta ou tênis.
Meninos: bermuda jeans com a logomarca da escola. Blusa branca com azul, contendo a logomarca da escola. Sandália ortopédica preta ou tênis.

RECREAÇÃO

A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não brincar”.  É através do brincar que a criança se relaciona com o mundo, com as pessoas que estão ao seu redor e com ela mesma. Através das brincadeiras, ela expõe o que sabe e aprende coisas novas, de acordo com o ambiente em que ela está inserida. Através das brincadeiras a criança desenvolve:

– O seu aspecto fisco motor
– Seu aspecto social
– Emocional
– Artístico
– Lúdico
– Percepção do mundo
– Interação
– Diversidade e individualidade
– Proximidade com as práticas sociais reais
– Aprendizagem significativa e conhecimentos prévios

A nossa recreação é feita através de brincadeiras direcionadas pelas professoras, visando explorar aspectos da psicomotricidade.

Os horários da recreação são:
Manhã: 9h30min às 10h
Tarde: 15h30min às 16h

ATIVIDADES ESCOLARES

Na Educação Infantil, neste início do processo de aprendizagem, o mais importante é incentivar nas crianças o gosto pelas descobertas. É essencial que a criança aprenda a conhecer, a fazer, a ser e a viver. Ao mesmo tempo a criança é estimulada a construir relações e se socializar. Desenvolvemos nossas atividades por intermédio de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas, surgem assim os conceitos básicos presentes em seu dia-a-dia.

MÚSICA

Seu objetivo é fazer com que a criança desenvolva gosto pela música, a sensibilidade e a percepção auditiva. Experiências realizadas na Alemanha comprovaram que o fazer musical desenvolve o raciocínio lógico da criança, além de incentivar a criatividade e a improvisação e desenvolver as capacidades sócias afetivas, motoras e cognitivas.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Objetiva distinguir os segmentos corporais e suas características, desenvolver as capacidades físico-motoras, percepto-cognitivas e socioafetivas, possibilitar um programa educativo de atividades motoras, buscando o equilíbrio entre as necessidades individuais e coletivas. Explora as possibilidades de movimento de seu corpo em sua totalidade. Através de atividades organizadas, respeitando os limites do seu próprio corpo e do espaço do outro.

INGLÊS
Proporcionar à criança a aquisição de um vocabulário básico, articulado às estruturas essenciais da língua inglesa, a partir de palavras relacionadas à sua realidade imediata.

PROJETOS

O trabalho com projetos possibilita a integração das áreas do conhecimento evitando a fragmentação. A sua inclusão no currículo para a Educação Infantil permite um bom desenvolvimento intelectual das crianças por meio de um maior envolvimento. Sendo assim, trabalharemos a cada mês com um projeto diferenciado e durante o ano letivo será explorado o projeto de leitura e escrita.

AULAS DE BALLET E JUDÔ

Oferecemos aos nossos alunos aulas de Ballet e Judô no qual será trabalhado a disciplina, correção da postura, limite, ordem, coordenação motora, noções de espaço e lateralidade.
Posteriormente enviaremos maiores esclarecimentos sobre dias e horários das aulas.

VISITAS CULTURAIS

Durante o ano letivo, teremos atividades extracurriculares como teatros e passeios com finalidade pedagógica; os pais ou responsáveis serão comunicados com antecedência quanto ao roteiro, o valor será enviado e o pedido de autorização previamente agendada.

Projetos Educação Infantil


Os projetos da educação infantil se iniciam com o projeto Identidade e Carnaval, ao longo do ano desenvolve-se projetos de Leitura e Escrita e projetos voltados para os seguintes eixos temáticos: Minha Escola, Meio Ambiente, Ações de Sustentabilidade,  Higiene e Saúde, Lanche Natural e Datas Comemorativas.

Voltar para o Topo