04 dicas para escolher uma carreira

Escolher uma carreira, muitas vezes, é um momento de indecisão para muitos jovens. É nesse momento que surgem as dúvidas e inseguranças quanto ao futuro. Analisar as opções, atender as expectativas dos familiares e começar um novo ciclo de vida, com novos desafios, pode gerar ansiedade. 

Por isso, algumas dicas simples podem ajudar a desmistificar essa situação, colocando na balança tudo aquilo que realmente importa e vai contribuir para a tomada da melhor decisão. 

  1. Pesquise 

Pesquisar é fundamental. Novas profissões surgem a cada momento no mercado e as tradicionais ganham nova roupagem, exigindo novas habilidades. 

  1. Converse com profissionais

Conversar com quem já está no mercado é muito útil para verificar como as coisas funcionam na prática. Quanto mais você conhecer sobre a rotina de uma profissão, mais fácil pode ser para tomar uma decisão.

  1. Analise suas habilidades e foque naquilo que você gosta

Momento de fazer uma autoanálise! Vale até anotar suas principais características e interesses para poder se entender melhor. E lembre-se: esse é o momento de atender às suas expectativas, você pode ouvir conselhos e opiniões de familiares e amigos, mas não pode deixar que decidam por você. 

  1. Faça uma lista de opções 

Dúvidas são normais, mas se você tem em mente mais de uma opção de carreira que tal listar todas elas e levantar os prós e contras de cada uma?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>