Orientação Psicológica

Criado desde 2007 o Serviço de Orientação Psicológica, SOPSI, foi implantado com o objetivo de orientar o aluno na sua formação integral, levando-o ao conhecimento de si mesmo e de suas potencialidades no processo de aprendizagem, além de intervir em suas dificuldades, oferecendo-lhe elementos para um ajustamento harmonioso ao meio escolar e social em que vive.

Psicologia Escolar

A Psicologia Escolar é  um ramo da ciência Psicologia, que lida com o processo de ensino/aprendizagem visando também a compreensão de suas desabilidades para intervenções e projetos coerentes junto a escola. É levada em consideração o desenvolvimento, mecanismos de aprendizagem e a aplicabilidade das estratégias educacionais nesse processo. Para isso é necessário também o conhecimento acerca da instituição de ensino e seu funcionamento quanto organização, caracterizando e detectando demandas a serem trabalhadas gradativamente no planejamento das ações. Ainda é válido ressaltar que o psicólogo escolar está sempre em intersecção com os fazeres organizacional e clínico para identificação de certas queixas/necessidades e fazendo o devido encaminhamento a tais setores inclusive. Conforme as transformações de nossa funcionalidade nesse universo educacional foi nos dado um novo papel, o de ‘agente de mudanças’, viabilizando reflexões, no sentido de propiciar uma conscientização do que compõe a instituição escolar e todos que participam dela, direta e indiretamente.

Objetivos da Psicologia Escolar

Tem como objetivo auxiliar e melhorar as relações do ambiente escolar (professor-aluno, escola-aluno, professor-escola, etc.) além dos fenômenos escolares mediante os processos de aprendizagem e suas dificuldades. Para M. Helena Novaes (1982, p. 19) “o psicólogo deve partir do princípio de que educar um indivíduo pressupõe transformá-lo e ajudá-lo a desenvolver suas potencialidades”. Fazendo isso o resultado virá em beneficio para o sujeito, para a sociedade por estar recebendo e trocando com um cidadão mais seguro de si, do seu papel no meio, de um ser mais crítico e maduro, resiliente e empático. Além do cuidado com as adversidades escolares, pois faz com que haja uma queda das demandas negativas que posteriormente precisarão ser sanadas, dinamizando recursos, tempo e disposição.

Com quem trabalha a Psicologia Escolar

COM O ALUNO: viabilizando o acompanhamento da sua inserção no meio escolar, principalmente com objetivo de proporcionar o bem estar do aluno na instituição, fazendo com que o mesmo sempre esteja motivado e estimulado em busca de bons resultados, visando o melhor desempenho. Além do fortalecimento das relações interpessoais quanto ao acatamento no âmbito escolar, mediante: respeito, empatia, conscientização, responsabilidades sociais e comprometimento com os estudos.

COM O PROFESSOR: cuidando para que este não se restrinja apenas ao conteúdo programático e às práticas pedagógicas comuns, mas que também procurem entender o aluno em toda a sua dimensão como ser que pensa, que age, que se manifesta e que tem sentimentos. A troca de saberes e conduta em sala de aula desse professor mais humanizado e proativo fazem toda a diferença na dinâmica dos conteúdos e na qualidade de aprendizagem, mas na aplicabilidade e rendimento também, pois ao invés de ser um detentor de saber e que apenas impõe, temos alguém que contribui com o âmbito técnico, senso crítico e humanização de um cidadão.

COM OS PAIS: a parceria com os pais se faz inteiramente necessária para um suporte mais eficaz mediante as intervenções não só desse setor, mas do aluno como um todo. O diálogo aberto, respeitoso e coerente visando sempre o bem estar do aluno é nossa ponte de acesso e fortalecedora de vínculos com a família. Independente do fator tempo tenha um acompanhamento sistemático da vida social e acadêmica do seu filho, procurando assim dividir e nunca deixar somente a cargo da Instituição a honrosa função de formar e educar. Dessa forma não há apenas uma participação coerente, mas há uma consciência também do que é trabalhado com seu filho.

COM OS FUNCIONÁRIOS: Fazendo com que estes procurem desempenhar da melhor maneira possível suas atividades no ambiente escolar, tendo consciência que todos são prestadores de serviços e que trabalham numa Instituição Educacional. Prezando pela ética, o valor do respeito com o outro, prestatividade aos estudantes e agentes causadores de bem estar dos mesmos na escola.

Intervenções da Psicologia Escolar

A convivência em grupo nos põe em contato direto com pessoas tão diferentes, mas em prol de um objetivo em comum, o bem estar dos estudantes e um saber respeitoso, que gere resultados positivos a todos. Porém mediante diferenças individuais, temos limites a serem respeitados. Assim o conceito de resiliência e empatia é diariamente trabalhado, para que haja harmonia. Em um mundo moderno e globalizado, onde os meios de comunicação criam modas e alteram o comportamento de jovens e adolescentes, é necessário um elaborado e continuado processo de acompanhamento dos alunos no ambiente escolar.

Com esse objetivo, o Serviço de Psicologia Escolar do Colégio CPI representado pela Psicóloga Ângela Macedo e os estagiários da área desenvolvem um dinâmico programa de acompanhamento escolar, que abaixo especificamos:

*  Acompanhamento dos alunos em temas como: sexualidade, drogas, cutting, bullying, violência, consciência social na escola, identidade, respeito a subjetividade, relações interpessoais, valores familiares, motivação aos estudos, além da conscientização da conduta escolar;
* Acompanhamento de desempenho Escolar e qualidade das aulas;

*Construção do horário de estudo e dinamização do tempo;
* Problemas de aprendizagem;

*  Elementos motivadores e evasão;

*  Programas de Orientação Profissional;

*  Comportamento social;

*Consciência de demandas, com devida orientação de acompanhamento clínico quando necessário.

Para agendar um atendimento

Confira os horários de disponibilidade do Setor de Psicologia no Colégio CPI e entre em contato com a coordenação pedagógica da escola agendando seu atendimento.

 Psicóloga:

  • Unidade Ilhotas 

       Joycinara Paz Cunha

       Graduada pela Faculdade Santo Agostinho – FSA

       CRP 21/03486

  • Unidade Arêa Leão:

 Thaiane Lourdes Jorge Costa de Sousa

CRP 21/03422